terça-feira, 7 de agosto de 2012

Anfíbios - Características gerais


A classe dos anfíbios se divide em três ordens: Ápodes ou  Gymnophiona, representados pelas Cecílias; Anuros, que não apresentam cauda na fase adulta, representados pelos sapos e rãs e os Urodelos ou Caudados, que ainda possuem cauda na fase adulta e pode ser representado pelas salamandras e tritões. 
A maioria possui 4 membros, tendo como exceção as Cecílias, que por possuírem o hábito de viverem em buracos no solo, são ápodas. 
São pecilotérmos, ou seja, a termperatura do corpo varia com a temperatura do ambiente, sendo por isso chamados de animais de sangue frio. Apresentam a pele úmida, lisa e fina, pobre em queratina, com vasos sanguíneos e glândulas. Essas características da pele auxiliam na respiração e na absorção de água.
Apresentam duas fases, uma aquática e uma terrestre. Porém, a carência de queratina faz com que eles sejam sempre dependentes da água, pois ela possibilita maior perda de água. Na fase aquática, a respiração é branquial e na fase adulta pode ser pulmonar ou cutânea.
O coração apresenta 3 cavidades (dois átrios e um ventrículo), o sangue venoso é rico em CO2 e pobre em O2. A circulação sanguínea é fechada (o sangue circula somente no interior dos vasos), incompleta (mistura de   sangue arterial com sangue venoso) e dupla (o sangue passa duas vezes pelo coração a cada ciclo da circulação). Possuem cloaca, sendo que a principal excreta nitrogenada é a uréia. A fecundação normalmente é externa, em meio aquático, com desenvolvimento interno. No interior do ovo, onde fica o embrião, contém reservas nutritivas originadas do óvulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário